A psicoterapia promove alterações positivas do comportamento e aumento do auto-conhecimento. Leva a uma maior adaptação pessoal e social e aumenta a liberdade interior. A psicoterapia é um processo de exploração do funcionamento psicológico do cliente, permitindo uma reflexão mais profunda de si mesmo e um auto conhecimento em relação a diferentes fatores, nomeadamente, a influência dos acontecimentos na sua história pessoal, a personalidade e os padrões de relacionamento interpessoal.
A psicoterapia está indicada em situações psicopatológicas diversificadas, nomeadamente, perturbações do humor e da ansiedade e perturbações de personalidade e do comportamento. É, portanto, a oportunidade de aprender a enfrentar situações de isolamento e solidão, tristeza, medo, insegurança, culpa, falta de motivação, depressão, ansiedade, perda (luto e divórcio, por exemplo), em situações de sofrimento emocional e dificuldades de adaptação à vida, nomeadamente nas crises de desenvolvimento.
Numa sessão de psicoterapia começa por se estabelecer um clima de confiança e segurança, que permita ao cliente expor os seus problemas de um modo franco e livre, assim como recordar e abordar memórias dolorosas da sua história de vida.
Um local onde pode falar dos seus problemas com um profissional, num ambiente seguro e confidencial, onde pode partilhar com segurança e livremente as suas dificuldades e preocupações, sem preconceitos ou juízos de valor.
É um processo que requer envolvimento e compromisso tanto da parte do cliente como da parte do psicoterapeuta.
O psicoterapeuta não dá conselhos ao cliente acerca das suas opções, mas ajuda-o a ser capaz de efetuar as suas próprias escolhas e a tomar decisões de vida, promovendo-se, deste modo, a sua autonomia e liberdade, o controlo da sua vida e que seja capaz de responder de forma adequada e ajustada a qualquer situação complexa e desafiadora que esteja a atravessar.
A psicoterapia facilita a remissão de sintomas perturbadores e melhora o funcionamento diário do cliente.
Pretende-se que o cliente reflita, questione e seja capaz de fazer as suas próprias escolhas e tomar decisões. Importa mostrar que é responsável pelas mesmas, no entanto, com empatia, sem julgamentos, transmitindo segurança, respeitando sempre o seu ritmo.
Marca a tua Consulta!
- Perturbações Obsessivo-Compulsivas
- Ansiedade
- Depressão
- Stress Pós-Traumático
- Luto
- Fobias
- Ataques de Pânico
- Perturbações da Alimentação (Anorexia e Bulimia)
- Perturbações do sono (insónia, hipersónia)
- Gestão de Stress
- Problemas interpessoais (conflitos no trabalho, dificuldades no relacionamento)
- Dificuldade em definir projetos de vida
- Vítimas de violência doméstica
- Adaptação a Situações de Mudança (divórcio, desemprego, etc.)
Use este formulário para marcar uma consulta. Se o desejar, para além do dia e da hora da consulta, pode escrever um pouco sobre o motivo da sua consulta. Após recebermos a sua mensagem, iremos entrar em contacto consigo telefonicamente, para confirmar o dia e a hora.