A Terapia de Casal é indicada para casais que manifestam dificuldades no seu relacionamento mas que pretendem manter e melhorar a relação e, sobretudo investir nela. Uma questão essencial: o casal deverá procurar terapia antes que a relação atinja uma situação de afastamento significativo que impossibilite, ainda que com intervenção psicoterapêutica, reatar a conexão ou ligação outrora estabelecida.
O psicoterapeuta funciona como um facilitador do diálogo entre o casal. Leva o casal a evitar o embate e as acusações, além de procurar clarear as situações para que encontrem saídas para os conflitos e caminhos para chegar ao acordo e retomar a boa relação.
O casal é direcionado para sair do seu círculo vicioso e descobrir que talvez a solução para os problemas de relacionamento seja mais simples do que as duas partes imaginam. Isso pode ocorrer pelo simples motivo do casal estar afetado pelas emoções negativas.
O terapeuta de casal atua como intermediário das questões que permeiam a relação conjugal, justamente pela dificuldade de comunicação que os parceiros apresentam. O papel dele é de fundamental importância, pois a neutralidade e a ética da profissão tornam-se um forte aliado no entendimento da dinâmica de funcionamento daquela relação específica e, por isso, os ajustes e as mudanças tornam-se mais eficazes, uma vez que nenhum dos dois se sentirá ameaçado ou julgado nas suas ações ou intenções.
Existem, ainda, muitos entraves e preconceitos sociais e culturais associados à terapia de casal. Por isso, em muitos casos, apenas um dos cônjuges procura ajuda.
Sucede também, encontrar-se nas consultas de terapia de casal dificuldades que dizem respeito a cada um individualmente, as quais deverão ser trabalhadas e serão encaminhadas para a psicoterapia individual.
- Envolvimento negativo da família de origem
- Dificuldades de comunicação
- Discussões e conflitos permanentes
- Afastamento emocional
- Nascimento de um filho
- Condutas diferentes na educação dos filhos
- Não aceitação dos filhos do casamento anterior
- Traição
- Não existência de projetos e/ou objetivos em comum
- Dificuldades na sexualidade
- Infertilidade
- Doença de um dos cônjuges
- Luto
Use este formulário para marcar uma consulta. Se o desejar, para além do dia e da hora da consulta, pode escrever um pouco sobre o motivo da sua consulta. Após recebermos a sua mensagem, iremos entrar em contacto consigo telefonicamente, para confirmar o dia e a hora.